Originalmente publicada no jornal "O Diário", Edição 1.739, em 25/07/2013
Essa semana o Papa está em visita ao Brasil devido a Jornada Mundial da Juventude, Um dos eventos religiosos mais famosos do mundo , criado em 1985 pelo Papa João Paulo II, a celebração ocorre a cada 2 ou 3 anos em uma cidade escolhida antecipadamente para que o mundo inteiro apareça e participe dos momentos de orações. A última edição ocorreu em 2011, em Madrid, na Espanha, reunindo cerca de 3 milhões de pessoas, sendo, em sua grande maioria, jovens.
O Papa Francisco, assombrou boa parte da cristandade desde o início de seu pontificado, quando dispensou os luxos da corte vaticana. Francisco, que é o primeiro papa jesuíta e primeiro Latino Americano da história, é devoto de São Francisco de Assis e de Nossa Senhora Aparecida. De estilo de vida austero, como pregado por São Francisco, Francisco, mesmo depois de consagrado Papa, ainda mantem o estilo de vida simples. Preferiu manter seu crucifixo de madeira em vez do elaborado adorno papal de ouro e pedras preciosas, carrega suas próprias malas e se contenta com as coisas mais simples, como o atual Papamóvel, um carro desprovido de luxos e sem blindagem.
Assim, como João Paulo II, Jorge Bergolio, o Papa Francisco, tem demonstrado nesse início de pontificado ser bem mais parecido com o Papa do Povo do que com seu antecessor, o Papa Emérito Bento XVI. João Paulo II era considerado um humanista e tinha bom diálogo com outras religiões.
Apesar de se manter conservador em diversos aspectos sociais, como os métodos contraceptivos e a ordenação de mulheres, KarolWojtila foi bastante progressista, fazendo várias alterações nas celebrações e também aceitando as mudanças do mundo, dizendo que a Igreja Católica deveria acompanhar essas mudanças. Conhecido como o Papa para a Juventude, João Paulo II criou a Jornada Mundial para a Juventude em 1984, evento que atualmente acontece no Rio de Janeiro.
Francisco, assim como João Paulo II, também tem se mostrado próximo dos fiéis, andando de janelas abertas no Rio de Janeiro e parando para cumprimentar pessoas durante os eventos. Essas quebras de protocolo, que enlouquecem os seguranças, são vistas, por muitos, como uma nova forma de se relacionar do Papa com o povo, bem diferente de Bento XVI, que não era dado àapresentações públicas e dificilmente tinha contato direto com os fiéis.
Também como João Paulo II, Francisco tem chamado, desde o início de seu pontificado e principalmente agora na Jornada Mundial da Juventude, os jovens para participarem da Igreja, que, durante o pontificado de Bento XVI, viu seu “rebanho” reduzir-se cada vez mais, tanto em virtude do crescimento das Igrejas Evangélicas quanto da postura distante de Bento XVI.
Visto por muitos como um Papa do novo milênio, Francisco tem cada vez mais se mostrado atento às evoluções do mundo e da tecnologia. A última dessas novidades é a criação de um twitter papal. Além disso, Bergoglio também se mostra culto e inteligente, porém evita exageros e discursos desnecessários, sendo claro e objetivo em suas pregações. Isso tem agradado bastante os fiéis, quem preferem palavras objetivas à longos sermões sem sentido.
Assim, não há dúvidas de tanto católicos quanto não-católicos tem se rendido ao carisma do novo papa, tanto pela sua simplicidade quanto por ele mostrar-se preocupado com o povo em geral, sem distinção de credos ou raças. Por fim, temos um “Papa Pop” e Latino Americano, que mesmo sendo Argentino é o Papa do Povo, amado e aclamado por todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário