quinta-feira, 13 de junho de 2013

Quantas aposentadorias é possível aposentar?!

Publicado originalmente no Jornal "O Diário", Ed. 1.711, em 06/06/2013
Nesse domingo, foi denunciado mais um abuso com o nosso dinheiro: o Presidente da Câmara de Vereadores de Recife, capital do estado de Pernambuco, Senhor Vicente André Gomes, é aposentado por invalidez pela Câmara dos Deputados, recebendo uma aposentadoria no valor de mais de R$ 26 mil. O pior de tudo é que o vereador, que nasceu com uma deficiência física de má formação no braço, é aposentado por problemas cardíacos!!!
Além disso, o vereador, que diz optar por não receber pelo mandado como vereador, ainda recebe um salário de mais de R$ 5 mil como médico, pela prefeitura do Recife e pretende se aposentar novamente, dessa vez por tempo de serviço na prefeitura.
Não é a primeira vez que vemos políticos com mais de uma aposentadoria. O Ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso recebe uma aposentadoria como professor da Universidade de São Paulo, faz jus à aposentadoria como Ex-Senador, que alega não receber por opção, e ainda faz jus à diversas regalias por ser ex-presidente, como remuneração mensal, carros com motoristas e seguranças.
Estes não são os únicos casos. Vários Ex-senadores e Ex-Governadores integram a lista de acumulo de aposentadorias, entre os quais se destaca o Ex-Governador de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Pedro Pedrossian, que recebe aposentadoria pelo governo nos dois estados.
Agora, eu fico imaginando quantas aposentadorias uma pessoa comum, que nunca se elegeu em um cargo público, pode receber. A resposta, a julgar pela quantidade de processos previdenciários nos nossos tribunais, é: nenhuma!!!
Aparentemente, seguir a legislação previdenciária, contribuindo para a Previdência Social por longos 35 anos, 30 se for mulher, não tem dado muito certo. Acho mesmo que o negócio é se candidatar à Deputado mesmo...
Só para mostrar o contraste das coisas, conheço o caso de uma professora do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT que, mesmo já tendo passado, e muito, do tempo de contribuição (para professores, são 25 anos. Ela já tinha mais de 32 anos), não conseguiu se aposentar por tempo de serviço por ser, acreditem, muito nova: só 48 anos. Ela teve que trabalhar mais dois para poder aposentar.
Assim, diante de tudo isso, Bob Dylan provavelmente diria: “Quantas aposentadorias é possível aposentar?”. Quem sabe um dia, cada pessoa se aposente uma vez só para que todos sejam aposentados com dignidade.

N.A.: Adaptado do primeiro verso da música Blowin´in the Wind.

Nenhum comentário:

Postar um comentário