terça-feira, 23 de setembro de 2014

Pés de Barro

Estamos em ano eleitoral. Em menos de duas semanas estaremos escolhendo novos Presidente, Governador, Senador e Deputados. E o que mais se houve por aí não são propostas, mas acusações.
As redes sociais são um ótimo veículo para se propagar campanhas difamatórias. O facebook está cheio disso. Acusações e críticas sem fundamento nenhum.
Particularmente, tenho minhas próprias idéias e ideais. Sou de centro-esquerda, apoio o intervencionismo do Estado na economia e a atuação do Governo para redistribuição de renda. Sou contra o liberalismo econômico e a privatização em massa de órgãos e serviços públicos.
Tudo bem, essas são minhas idéias e ninguém tem a menor obrigação de concordar com elas. Mas eu vivo pelas minhas idéias, não sou, como disse meu amigo Ricardo Lacerda, éons atrás, um “homem-bomba de festim”. Ajo de acordo com o que penso.
Mas o tenho visto ultimamente é uma onde de fúria desvairada contra o Governo, o PT, o Lula e a Dilma, principalmente por conta dos programas sociais, de gente que se apóia nesses mesmos programas.
Segundo esses críticos, o trabalho, e apenas o trabalho, deve elevar a condição do homem. Quem não trabalha não deve ganhar nada de graça. Bolsa-família é ajudar vagabundo a não trabalhar. Auxílio-reclusão é incentivar o banditismo. Programas sociais em geral são movimentos de natureza comunista e subversiva que tiram dos trabalhadores e dão para os que não trabalham.
Pessoalmente, eu discordo. Pra mim, explorar o trabalhador não é dar R$ 70,00 para uma mãe de família para que dê comida e leite para seu filho, porque ela ganha menos de um salário mínimo. É trabalhar um quinto do que um trabalhador de verdade, e ganhar aposentadorias milionárias, como o FHC, que é aposentado como Professor da USP (só lembrando que foi ele quem chamou os professores de vagabundos por se aposentarem com “apenas” 25 anos de contribuição!”) mais salário de senador vitalício, pensão como anistiado político entre outras rendas.
Incitar o banditismo não é pagar uma remuneração relativamente pequena para uma família necessitada que esta sofrendo por conta do erro do marido e pai (lembrando á todos, ou pelo menos àqueles que estudam ou estudaram direito, que a Constituição garante que a pena não pode ultrapassar a pessoa do réu. É baseado nesse princípio que se funda o auxílio-reclusão!).
Mas essa é apenas minha opinião. Como eu disse, fiquem à vontade para discordar.
O que eu não aceito muito bem é quem critica o Governo do PT, falando que ele só fez mal para a economia, mas não perde a oportunidade de pegar um empréstimo consignado. Pra quem não sabe, foi o Lula quem autorizou esse tipo de financiamento, que é bom para o servidor, mas não tanto para os bancos, já que os bancos perderam empréstimos pessoais e do cheque especial com juros de até 10% ao mês, para consignados, que tem juros médios de 2% ao mês.
Também não concordo com gente que critica o Governo pelas obras do PAC e outros financiamentos públicos de obras, mas comprar sua casa pelo Programa Minha Casa Minha Vida, que é do PT e diminuiu em mais da metade o déficit habitacional brasileiro e reduziu a especulação imobiliária. Antes, só quem tinha dinheiro podia comprar casa. O resto morava de aluguel, enriquecendo uns poucos.
Também acho estranho quem critica tanto o Governo por conta das cotas raciais e sociais nas universidades (com as quais, diga-se, só concordo com as sociais e com restrições.) mas entrou na faculdade pelo PROUNI (que não acho particularmente interessante) ou pelo FIES (esse sim eu acho bacana!). Muitos brasileiros que hoje tem ensino superior só conseguiram por conta desses programas sociais, mas mesmo assim, adoram criticar e falar que o governo fez tudo errado.
Só para constar, é importante lembrar que, em 1995, quando o FHC assumiu a Presidência, o Salário Mínimo era de R$ 100,00, Ao final do seu mandato, tinha subido para R$ 200,00, um aumento de 100%, com direito à um incrível aumento de UM REAL, lembram disso? Já no Governo do PT, o Salário Mínimo subiu dos R$ 200,00 para R$ 724,00, um aumento de mais de 300%. E o Aécio ainda diz que o Governo do PT não fez nada pelo trabalhador...
Liberdade de opinião é essencial. Cada um deve ter o direito de pensar da forma que quiser. Mas se pensar de uma forma e agir de outra, para mim é hipocrisia. Não adianta nada ser um santo tão bonito, se tem os pés de barro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário