Chegamos ao final de mais uma campanha. Dessa vez, uma campanha para ocupar o cargo máximo da advocacia estadual, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso. Quem sagrou-se vencedor foi o Dr. Cláudio Stábile, tendo como vice o Dr. Maurício Aude.
É imprescindível neste momento salientarmos que foi a vitória da ética, da dignidade e da verdade. A vitória de uma campanha limpa e honesta, que nada mais visou que não a apresentação de propostas e que pretendeu, desde o início, apenas apresentar sua plataforma, sem recorrer aos barbarismos que sempre vimos em quaisquer campanhas eleitorais. E é preciso também destacar a elegância e a dignidade da chapa vencedora ante as várias acusações proferidas pela outra chapa, sem recorrer à respostas grosseiras ou respondendo acusações com outras acusações. Em todos os momentos, o Dr. Stábile, os demais componentes da chapa e seus apoiadores foram altivos, respondendo insultos com propostas, e apenas respondendo às acusações que lhes cabiam, afim de deixar claro sua idoneidade e comprometimento com a classe.
Confesso que estava entusiasmado e, porque não dizer, levemente assustado com o andamento da campanha, em seu princípio. No começo, as duas chapas eram claras e objetivas, tratando-se com cordialidade e simpatia. Nas palavras de uma colega: “Eles (os candidatos Dr. Stábile e Dr. Scaravelli) mais pareciam dois amigos com opiniões divergentes!” E, durante uma boa parte da campanha, esse foi o clima, de cordialidade e amistosidade, senão de amizade.
Entretanto, aparentemente quando percebeu que suas chances de vencer caiam drasticamente, o Dr. João Vicente Scaravelli mudou a postura de sua campanha, partindo para agressões e acusações, o mais das vezes sem fundamento algum, semelhante às mais baixas campanhas eleitorais vistas Brasil afora.
Não obstante, em nenhum momento o Dr. Stábile mudou o tom de seu discurso, preferindo, muito acertadamente aliás, apresentar propostas do que ficar rebatendo acusações infundadas.
Outro diferencial da campanha do Dr. Stábile foi a forma abrangente como foi desenvolvida, buscando votos em todas as camadas da militância advocatícia mato-grossense, sem fazer distinção entre antigos ou novos, homens ou mulheres, sem qualquer preconceito.
Em verdade, a Chapa “Pela Valorização do Advogado” fez um trabalho excelente, não se focando apenas nos advogados mais influentes e conhecidos. Com visitas aos escritórios menores, localizados nos bairros mais afastados, e também aos colegas interioranos, o Dr. Stábile mostrou que de fato se importa com todo e qualquer advogado.
Outra bandeira levantada pela Chapa 01, e que foi magistralmente desenvolvida pelo Dr. Stábile e seus apoiadores foi a do jovem advogado, uma parte da classe normalmente excluída e marginalizada, mas que foi inserida de forma ativa na campanha, tendo, até mesmo logo e adesivos personalizados, mostrando a importância que esses profissionais têm perante a classe.
Outro setor da advocacia que sempre fora negligenciado e que a Chapa 01 fez questão de inserir em sua campanha foram as mulheres. Contando com o apoio da maioria das colegas advogadas e com ações, propostas e eventos especificamente voltadas para a mulher advogada, o Dr. Stábile deixou claro que as mulheres, apesar de subvalorizadas e mal remuneradas, são parte essencial da advocacia, não só de Mato Grosso, mas de todo Brasil.
Com ações arrojadas, sem qualquer tipo de preconceito ou demonstração de inferioridade em importância de um ou outro, a Chapa “Pela Valorização do Advogado” provou que a campanha e sua futura administração será tão inclusiva e tão intransigente nas defesas das prerrogativas de todos os advogados quanto eram suas propostas.
Assim, creio que toda a classe pode se sentir segura e protegida, pois seu representante-mor recém-eleito continuará o bom trabalho que há tempos vem sendo desempenhado, sem por em sobressalto o coração da advocacia mato-grossense.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário